Outras coisas

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Voltei à comida vegetariana. Gosto, gosto mesmo muito. A minha alimentação não é 100% vegetariana. Incluo leite e alguns derivados do leite, carne e peixe quando não estou por minha conta.
Quando digo que voltei à comida vegetariana, quero dizer que nas últimas 3 semanas os meus almoços têm sido à volta da soja, tofu e afins. O fim de semana é excepção. Peixe e carne ao almoço, ao jantar prevalece a sopinha.

Mas se por um lado gosto desta opção, por outro também me assusta. Tenho receio da falta de proteína. Não sei muito sobre isso. Só sei que a nutricionista "proibiu-me" de generalizar no meu quotidiano a comida vegetariana. Sei que há 1 ano atrás estava magríssima depois de passar meses rendida à comida vegetariana quase em exclusivo. Sei que desta baixa de peso talvez resultou à alteração hormonal que estive (e estou) sujeita e a todas as consequências disto.
Sei que nessa altura sentia um grande desgaste físico e psicológico.
Penso que a baixa de peso, pode ter sido fruto da perda de massa muscular que pode ter sido originada por má ingestão de proteína. Além disso, treinava 1 a 2 h diáriamente. Penso que as dores que tinha nos joelhos podem ter sido por falta de massa muscular.

Ontem à noite, quase não me arrastava numa aula de cycling e isso preocupou-me um pouco. Porque eu tenho estado em boa forma (modéstia à parte), pedalo mais que muito homem com a mania de bom, tenho ritmo e até já recebi alguns elogios da parte de alguns instrutore(a)s e não só.
Ontem, faltava forças.
Será a alimentação?!

3 comentários:

  1. tenta seguir isso com um pouco de carne e peixe,em pequenas quantidades ou poucas vezes. assim não sentes essa fraqueza.

    olha quanto ao teu comentário no meu blog, obrigada pela sugestão, vou seguir o teu conselho ;) vou começar algumas coisas... ;)
    ***

    ResponderEliminar
  2. Olha, o meu irmão é vegetariano há anos e nunca teve problemas. Tal como tu, come ovos e bebe leite e derivados. A médica de familia sabe da alimentação dele e sempre lhe disse que não havia problema em relação às proteinas, porque vai buscá-las à soja, tofu e seitã e aos ovos claro. O meu irmão é uma pessoa cheia de energia e nada magro. Portanto, não me parece, que essa quebra de energia se deva exclusivamente à alimentação.
    Bjokas

    ResponderEliminar
  3. Se achas que pode ser falta de proteína podes tomar no fim da aula. No meu ginásio há a vender e há imensa gente que toma sempre no fim das aulas.

    ResponderEliminar