Outras coisas

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

E chegou o pior dia da época Natalícia. O dia que o meu irmão, cunhada e sobrinhos regressam a casa. Confesso que esta despedida já não custa tanto como há uns tempos atrás, talvez por já estar "fora" de casa e por ter sido a primeira a sair de casa dos pais após o Natal.
Mas sei que aos meus pais, principalmente à minha mãe, este dia é muito doloroso. Por alguns dias a casa esteve cheia, os miúdos enchiam a casa com toda a sua alegria.
Hoje quando liguei á minha mãe logo pela manhã, estavam a sair de casa para o aeroporto e eu senti nas suas palavras a tristeza que sentia dizendo: "A casa já ficou vazia". A mim parte-me o coração ouvir isto. Fico triste, muito triste.

Sei que este Natal para a minha mãe não foi pleno. E não foi pleno porque foi o primeiro Natal que a minha avó (materna) passou fora de casa. Tem 96 anos e está internada desde Fevereiro num Lar. Quando foi para lá ainda conhecia as pessoas, falava, andava... entretanto aos poucos foi perdendo toda essa vitalidade. Eu sei que é a idade. A minha mãe também sabe. Mas custa.
No almoço de Natal a minha mãe deixava escapar um suspiro e uma lágrima aqui e ali. Custou-me.

1 comentário: