Outras coisas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hoje é o dia de aniversário da minha mãe. Já telefonei. Mas fiquei triste. Por norma a minha mãe é uma pessoa cheia de vida, a sua voz irradia sempre muita alegria e felicidade.
Hoje não. Senti a sua voz triste e abatida.
Ainda disse: "Gosto de aniversários assim, sem festas e sem barulho."
Normalmente no seu dia de aniversário tem pessoas em casa, filhos (eu e o meu irmão) e outros familiares. Fazemos um almoço. Temos bolo. Flores. Etc. Tentamos preencher aquele dia com muita alegria.
Este ano o meu irmão foi embora mais cedo. Eu já estou a trabalhar. (No ano passado já estava a trabalhar mas a minha mãe passou com os meus irmãos) Os meus tios que vivem fora e vêm sempre cá nesta altura, hoje não estão lá.
Hoje depois do trabalho vou para lá, já encomendei um bolo e vou cantar-lhe os parabéns. Mesmo sozinha com o meu pai. A minha mãe diz sempre que não gosta, que não quer... mas eu não gosto de deixar este dia passar assim...

Fiquei triste também porque, além da tristeza que senti na sua voz, notei uma vontade de isolamento. Os meus tios estão na sua casa no Funchal, e convidaram os meus pais para ir lá a casa e minha mãe diz que não vai. Não quer. E não gostei, não gostei mesmo. E disse, disse que não estava a gostar nada disso.
Esta sua tristeza deixou-me de coração partido, fiquei com vontade de chorar e chorei. Como estou muito constipada, não percebeu. Ainda bem.

A minha mãe é a pessoa que mais amo. Tenho muito medo de a perder. Não gosto de a ver em baixo. Triste. A sofrer.
E hoje está triste. E isso partiu-me o coração.
Entretanto já me ligou, porque deixei no meu quarto uma prenda e uma rosa vermelha (de chocolate), já abriu, gostou e ligou para agradecer.
Deixei em cima da minha cama, e tinha a certeza que mesmo que entrasse no meu quarto não lhe chamaria a antenção. E assim foi, esteve no meu quarto, limpou, arrumou e não reparou que em cima da minha cama havia uma prenda e uma rosa vermelha. E esta é uma das qualidades de mais aprecio na minha mãe, o seu espirito descontraído, que não se preocupa em controlar isto e aquilo, ver isto e aquilo. Percebem? Porque por exemplo com a mãe do A., não poderia fazer algo assim, não se passa nada que aquela mulher não saiba. Tem que estar sempre em cima do acontecimento.
A minha mãe só ficou a saber que aquilo era uma prenda para si, quando eu lhe disse hoje ao telefone para ir ao meu quarto que tinha lá deixado uma prenda.

5 comentários:

  1. tiveste uma atitude linda. :) anima a tua mãe o mais que puderes, e conversa com ela, distrair é o melhor. espero que este dia se torne mais feliz para ela :)
    e parabéns à mamã :)

    ResponderEliminar
  2. Faz isso, vai ter com ela e vê se a animas... ninguém gosta de aniversários solitários.

    ResponderEliminar
  3. Fazes muito bem em ir com bolo e celebrar o aniversário dela. Os anos são para comemorar. No entanto nem todos os dias são dias de alegria. Tenta encarar a tristeza dela com mais ligeireza:)

    ResponderEliminar
  4. olha no envio de mensagens, nos separadores tens um a dizer editar páginas, mesmo ao lado do que diz editar mensagens, é só ir aí criar a página. ;)

    ResponderEliminar
  5. Por vezes a proximidade doas aniversários faz com que fiquemos introspectivos...

    Mas de certeza que lhe soube bem o mimo que lhe deste! Espero que ela se anime! Beijinho*

    ResponderEliminar