Outras coisas

sábado, 27 de novembro de 2010

Colesterol=267

Uauuuu

Medição feita na farmácia, eu sei que os valores obtidos neste tipo de teste não são 100% confiáveis, qualquer forma é preocupante.
Há 18 meses fiz umas análises que revelaram o colesterol a 290. Passado 3 semanas repeti as análises e tinham baixado para 239. O que fazia subir o valor do colesterol total era o valor do HDL, sendo que o valor referente ao LDL estava controlado.
Fiz análises há 6 meses e os valores estavam mais ou menos controlados, valor total do colesterol 216.
Entretanto, lá vou controlando através do teste efectuado na farmácia e os valores têm variado ente 200 e 210. Nada de preocupante.
Hoje, para grande surpresa minha, obtive este valor. Não percebo. Não percebo mesmo.
Sei que no meu caso o factor hereditariedade pesa muito, pois na família existe histórico de colesterol na família, de qualquer forma fico surpreendida porque eu tenho cuidado (mesmo muito cuidado) com aquilo que como. Não como fritos, opto sempre pelos cozidos e grelhados. Raramente como carne (normalmente só como carne ao fim de semana). Não como queijo, substituindo por fiambre de aves ou manteiga de soja. Doces também evito bastante. Não penso que seja os meus pontapés na dieta, quando de vez em quando resolvo comer umas bolachas a mais, ou um doce que vá elevar o meu colesterol.
Pratico exercício físico em que a maior componente é o exercício cardiovascular, sei que o exercício físico é mais benéfico para a Diabetes do que para o colesterol mas em alguma coisa deve contribuir...
Vou ter que ir ao médico e averiguar estes valores. Ver se é novamente o valor do HDL que está a elevar o valor do colesterol total. Já ouvi dizer que o exercício faz subir o valor do HDL... não sei.
Mas fico preocupada, fico mesmo. Então, eu que tenho tanto cuidado com a alimentação tenho colesterol elevado?
Excesso de zelo?
Ansiedade?
O que será isto?!

2 comentários:

  1. Infelizmente quando à tendência genética a ter colesterol é complicado baixar os valores.

    ResponderEliminar
  2. Deves mesmo ir ao médico e colocar-lhe todas as tuas dúvidas, pois se fazes uma alimentação correcta, terá de haver qualquer outra coisa que está errada.
    Bjocas

    ResponderEliminar