Outras coisas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Este fim de semana muni a minha cozinha de alimentos ricos em ferro na esperança de combater esta (provável) anemia e sentir-me com mais energia.

Se o médico não comprovar aquilo que eu interpretei do resultado das minhas análises, suponho que mal não me fará comer algumas leguminosas (que eu por acaso até gosto muito mas aboli há imenso tempo da minha alimentação).
Sempre ouvi dizer que não devemos comer sempre a mesma coisa, e eu, embora não coma todos os dias a mesma coisa, confesso que não varia muito. Ao pequeno almoço como aveia há imenso tempo, o almoço é sempre algum tipo de peixe, ou soja, ou tofu com uma salada simples e o jantar não passa de uma sopa sem batata, e uma sobremesa que varia entre um iogurte natural e um queijo fresco. Os lanches são fruta, iogurtes, frutos secos...
Depois vem aqueles dias que apetece-me comer tudo e mais alguma coisa, encher-me de porcarias. E, erradamente ou não, convenci-me que isto pode ser influenciado pela minha alimentação diária. Ou seja, se restrinjo muito aquilo que como, depois tenho o reverso da moeda, que são aqueles dias que aquilo que como não me satisfaz. Simplesmente porque para o meu organismo é "mais do mesmo".
Há também imenso tempo que eliminei da minha alimentação o arroz, a massa, a batata, pão, etc. E quando abria a excepção, estragava tudo.
Isto é correcto?

Depois fiquei a pensar, quando eu tinha os meus 64kg e mentalizei-me que ia perder peso, e efectivamente perdi, comia muito melhor doque como agora. E agora sinto todos os dias a minha roupa apertada, roupa que não serve...

O meu problema é que perder peso para mim tornou-se quase um vicio. Até aos 54/55kg estive bem, e até acho que a minha alimentação era muito equilibrada, sentia-me bem sem cometer grandes exageros. O problema começou quando olhei para mim e achei que podia e queria ir ainda mais além e então entrei, por minha conta e risco, numa dieta muito restritiva e a treinar demasiado. Tinha aquelas pessoas que me diziam "estás muito magra". Eu ignorava e isso não passava de um incentivo para perder mais 1kg, ou 2 kg... E assim foi, até que cheguei aos 50kg.

Aos 50kg parei, o meu corpo assim exigiu. Engordei 4kg, assim teve que ser. E desde então nunca mais consegui controlar, nem o que como nem a forma como tenho aumentado de volume e peso.

Desde então a minhas dietas têm sido sempre muito pouco produtivas, pelo contrário. Emagreço 1, ganho 2 ou 3. Emagreço 3, engordo 3 ou 4. E assim tenho andado. Hoje tenho 58kg. A 6 kg do peso inicial e a sentir-me mal com o meu corpo. Tenho gordurinha acumulada por todo o lado. Perdi massa muscular e definição, que foi substituída por massa gorda e flacidez. Roupa que deixou de servir. Roupa que não me sinto bem. Enfim...

Consultas na nutricionista e nada me faz parar. Porque falta motivação em mim, ou porque o meu corpo não responde?! Um pouco de cada. Nunca mais tive a mesma motivação que no primeiro dia, e o meu corpo nunca mais respondeu da mesma forma.
Neste momento, queria apenas voltar a ter a mesma determinação do mês de Junho de 2008, a mesma confiança e a mesma consciência.

Sem pressas, sem desanimo, sem ser muito exigente mas chegar lá novamente.

Para ser sincera, nunca tomei consciência doque estava mesmo a fazer. Quiz ir para o ginásio para sentir-me melhor psicológicamente. Fui. Depois de lá estar, "se estou aqui, agora vou cuidar um pouco mais da minha alimentação". Cuidei. E fui perdendo peso, sem grandes planos, sem grandes exigências. Sentia-me bem. Satisfeita. Até um dia. Depois desse dia, tudo mudou.

E agora queria voltar a fazer o mesmo, mas parar naquele dia. No dia que atingi os 54kg.

4 comentários:

  1. Querida Julie, tenho acompanhado a tua saga, apesar de não comentar. Mas hoje resolvi-me a fazê-lo. Em primeiro lugar tens de tratar da tua anemia. Isso é o mais importante!
    Muita força, nas tuas determinações!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Manuela, o facto de teres chamado saga a esta minha etapa "assustou-me" e ao mesmo tempo abre-me os olhos.
      Talvez ando a dar demasiada importância a isto...
      Bjinhos

      Eliminar
  2. Olá Julie...
    sabes, o facto de fazeres dietas pobres em hidratos e muito restritivas é que faz com que estejas desmotivada e que tenhas dias em q comas tudo em demasia! Perder e manter o peso só tem um segredo: equilíbrio. Não vale a pena entrares em grandes esforços para não comeres hc, ou treinares demais... se isso te deixa infeliz, para quê? em quê que pesar 52 ou 54 vai mudar a tua vida? o que é o numero da balança ao pé do teu bem estar físico e mental?
    A sério, faz boas escolhas alimentares, vai ao ginásio, mima-te, mas esquece as dietas! Vais emagrecer à mesma, se não for em 1 mês é em 3, mas melhor: não vais voltar a engordar e vais ser MUITO mais feliz! :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Pizza,

      tens razão em tudo o que dizes. E é exactamente por ter tomado consciência disso que fiz este post.
      A partir de agora, não quero que perder peso seja o principal objectivo. Quero antes sentir-me bem e equilibrada. Se assim for, o resto virá por acréscimo.
      Obrigada pelo apoio. :)
      Bjinhos

      Eliminar