Outras coisas

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Os meus pais vivem numa pequena localidade a 50km da minha cidade. Eu vivi lá até aos meus 14 anos, altura em que vim para cá estudar.

Aqui concluí o ensino secundário e o superior.

Entretanto conheci o A. e começamos a namorar. Quando comecei a frequentar a casa dele o pai ainda era vivo e nessa altura muitas vezes me convidou a ficar lá. Às vezes ficava, quando não tinhas aulas de manhã. Haviam dois quartos vazios e eu ocupava o quarto da irmã que já não lá vivia.

Entretanto a dona da casa onde eu vivia quis vender a casa e eu saí. Quando saí, o pai do A. fez questão que eu vivesse em casa dele, e não voltasse a alugar casa. Ainda estudava, os meus pais acabaram por concordar. Passei a viver na mesma casa que o A. mas em quartos separados.

Entretanto o pai do A. faleceu e eu continuo lá. Continuamos a ocupar 2 quartos, teoricamente. Na prática, depois do pai do A. falecer, vamos dividindo a cama. Depois , lá volto eu para a minha cama. O A. já disse várias vezes para compramos uma cama em condições, eu afasto essa hipótese. Não quero criar raízes ali.
O pai do A. gostava de mim. Era muito atencioso. Cuidadoso. E respeitava-me.
Importava-se comigo. Se eu comia. Se eu dormia. Se sentia-me bem. Ajudava-me. Fazia-me um chá. Dava-me uma massagem sempre que me doía algo. Era uma pessoa com alguns problemas graves de saúde mas que nunca deixou de ajudar os outros.

A mãe do A. já não é assim. Não é tão prestável. Não se importa se estou bem ou não. Só se importa em saber da minha/nossa vida. A desfazer o que está feito.

A nossa casa que já devia estar pronta, não está nem vai estar na altura do casamento.
E agora?
Ficamos ali?! Alugamos?! Procuramos outra para comprar?!
E com este post, fiquei com saudades do Sr. J. (O pai do A.) Como ele nos faz falta...
50km pode não parecer muito mas, atendendo ás condições da altura e à nossa orografia, é bastante. Naquela altura levavamos 3h a fazer a viagem de autocarro. Agora é cerca de 1h30. Em carro próprio é cerca de 45 minutos.

5 comentários:

  1. Se te sentes bem lá...porque não continuar, até teres a tua casa pronta.

    ResponderEliminar
  2. É uma situação muito difícil. Se fosse a ti, se a casa demorar pouco a ficar pronta, deixava-me estar e aguentar esse tempo. Agora se o tempo da construção da casa for muito grande, alguava uma para nós os dois. MAs só vocês é que sbem :)

    ResponderEliminar
  3. Olha por experiência, e não de dividir exactamente a mesma casa, mas sim de estar numa casa por baixo dos pais do meu ex-marido e que é deles, logo uma indepêndencia um pouco maior, logo que te seja possível, mas logo mesmo, arranjem o vosso espaço. E só vosso, sem possibilidade de interferências. Acabas por ter uma dívida para com essas pessoas e chegada a altura em que achas que deves dizer alguma coisa, podes-te retrair e não o fazer. E isso é mau para o casal. Quem casa, quer casa. Por isso, na minha simples opinião, arranjem o vosso canto.

    ResponderEliminar
  4. Aluguem ou comprem. Quem casa quer casa, e a senhora, agora que está sozinha, só se vai meter mais e mais na vossa vida. Inevitavelmente vai gerar conflito.

    ResponderEliminar
  5. isso é uma decisão que só vocês poderão tomar, se por um lado era bom viverem nessa casa porque poderiam poupar mais algum (isso se a mãe dele não for do tipo exploradora), por outro a convivência com ela poderá causar conflitos na vossa relação. analisem bem.

    Bjokas*

    ResponderEliminar