Outras coisas

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Desde que conheço o A. que sempre soube que ele não podia comer camarão, pois este causava-lhe mal-estar e acima de tudo falta de ar.
Numas das nossas primeiras férias, após comer lulas teve exactamente a mesma reacção que quando comia camarão.
Isto aconteceu com o polvo...
Com as lapas...
E agora mais recentemente com atum.
Ou seja, começou a fazer reacção alérgica a vários alimentos.
Esta última vez, os efeitos foram muito piores. Estava com muita dificuldade em respirar, teve mesmo que ser assistido no hospital.
Lá fomos (sim fomos, porque eu fui com ele) a um alergologista. Fez os testes e para começar comprovou-se que é alérgico ao marisco, ao pólen, aos ácaros e ás baratas.
Foi colocada a hipótese de não ser alérgico a um alimento, mas sim aos conservantes.
Vai ter que fazer mais exames para tirar algumas dúvidas. Como é óbvio nunca poderá fazer testes a tudo, mas vamos tentar standardizar.
Até lá está "proibido" de comer/beber certas coisas. Só deve comer comida de fogão, nada de pré-cozinhados, enlatados, enfrascados, refrigerantes... (Nada de Coca-cola que ele tanto gosta)
Alertou-nos para o facto de poder vir a ingerir algo a que seja alérgico, e isto dificultar de tal forma a respiração originando uma situação de emergência, podendo até levar à morte por asfixia. Por esta razão, prescreveu uma injecção para ter sempre consigo e numa situação de emergência injectar-se para poder chegar em segurança ao hospital.
Ele agora até tem medo de comer. (E eu também)
Por indicação médica está a fazer um diário alimentar, ou seja, um caderninho onde escreve tudo o que come e bebe todos os dias.
Mas sou eu que ando a tratar desse caderninho, na tentativa de gerir bem aquilo que ele come. Não passamos o dia juntos, mas estou sempre a perguntar o que comeu e/ou bebeu.
Agora ando sempre atenta aos rótulos das embalagens. (Bem... isso já fazia antes)
Que situação!!
Ah... o menu para o dia do nosso casamento tem que ser escolhido a dedo.

2 comentários:

  1. O meu namorado também é alérgico ao marisco e molusculos e também fica sem respirar...
    Quanto ao menu do dia de casamento, não podem escolher só em função dele porque, apesar de ser o noivo, também é importante agradar aos convidados. A nossa entrada tem marisco porque era muito boa mesmo, e ele terá uma diferente para comer.. :)

    ResponderEliminar
  2. Uma situação de facto desagradável. Meu Deus, eu amo marico, polvo, lulas... se me acontece uma cena destas não sei o que faço.

    ResponderEliminar