Outras coisas

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Hoje é dia de ir ao dentista e talvez seja o dia de tirar o aparelho.

Se alguma de vocês me perguntasse se estou ansiosa por tirar, eu diria que não. Sim, é verdade. Faz em Novembro 5 anos que o coloquei, e passados estes anos todos já não o estranho. Habituei-me. Não há nada que não coma por ter aparelho. Lavar os dentes é que tornou-se num ritual mais demorado, mas nem isso me causa qualquer problema.

Quando o coloquei passei uma semana a Nestum. O primeiro dia chorei como uma perdida. Pensei que nunca me habituaria a ter tanta coisa dentro da minha boca. Mastigar era uma coisa estranha, engolir pior ainda pois tinha a sensação que aquelas coisinhas todas que estavam (e estam) coladas ao meus dentes iriam junto com a comida.

Ao fim de pouco tempo já estava feita a este novo artefacto. E por mais estranho que pareça, acho que vai custar-me separar-me dele. Vai ser uma fase de adaptação, ter que aprender a falar e a comer.

Além disso, tornou-se quase uma defesa. Ajuda-me a esconder um complexo. Uma coisa parva, eu sei.

Passo a explicar: Nasci com a fenda do palato, fui opera ainda em bebé e o problema ficou resolvido. No entanto, a minha dicção nunca foi boa e ao longo dos meus primeiros anos de vida, nomeadamente na escola, ganhei alguns complexos. As crianças são cruéis e gozavam de mim. Isolei-me um pouco das pessoas pois tinha alguma vergonha.

Quando coloquei o aparelho, parece que este funcionou como espécie de escudo. Parece que assim o meu "problema" ficava escondido.

Agora está a chegar o momento de tirar e eu não estou com vontade nenhuma. Vou tirar porque tem que ser... óbvio.

5 comentários:

  1. Vais ver que vai correr bem!
    Pode ser que até tenhas uma fala normal... Só depois de tirares é que vais saber.
    E se não tiveres, azar. Tens é que te sentir bem contigo... Faz esse esforço. Aceita-te!

    xoxo
    Lux

    ResponderEliminar
  2. Pois eu até deveria usar aparelho, pois tenho aqui uns 3 dentinhos desalinhados, mas recuso-me. Acho horrível e o dentista diz-me que por causa destes 3 sujeitos e mais o alinhamento da parte de cima com a de baixo... 2 anos e meio. Mandei-o bugiar. Não me imagino de aparelho. Não quero! Recuso-me! Mas enfim... parece que este ano Deus te reservou coisas muito boas e ao mesmo tempo muitas provações. E tu vais ter que as superar. Porque é assim a vida. E porque tu és assim. :)

    ResponderEliminar
  3. vais andar sempre a passar a lingua nos dentes:)

    ResponderEliminar
  4. Querida Julie, nesta altura da tua vida, já todas as pessoas que te rodeiam, se habituaram ao teu modo de falar. E agora vais ficar ainda, mais bonita :)

    ResponderEliminar
  5. Eu também tinha/tenho um problema menor na dicção. Há pessoas que sempre me conheceram e nunca notaram, mas eu sofro de lambedecismo = dizer mal a letra "l" (Não sei se alguma vez reparaste, mas a apresentadora Sílvia Alberto também sofre um bocadinho disto). Uma vez, fui +- excluída de uma peça teatral porque tinha de dizer "como esta flor", e não entendiam bem. Custou-me! Já com mais de 20 anos fiz terapia da fala e fiquei melhor, no entanto não esquecemos a "crueldade infantil"!

    ResponderEliminar